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COMO ANDA O MERCADO DE LUXO

Foram apresentados numa palestra, em São Paulo por Carlos Ferreirinha , consultor de Luxo da MCF consultoria e Conhecimento, e Gustavo Cesar de Oliveira, diretor executivo da Robb Report Brasil, os novos rumos do mercado de luxo no Brasil.

Os dois disseram que este mercado está em alta expansão no Brasil,. Prova disso foi o lançamento da primeira edição brasileira da principal revista de luxo no mundo, Robb Report, no início do ano. E nesses meses aumentou o número de anunciantes e a publicidade paga aumentou, e para ampliar a penetração da revista planejam parcerias e ações com objetivo de divulgar a revista e conquistar novos leitores. Esta revista tem um perfil bem definido de leitores, sendo a grande maioria de homens, com ensino superior e pós-graduados, sendo que no trabalho uma maior parte ocupam cargos de direção ou gestão e outra parte menor são proprietários ou sócios.
Carlos Ferreirinha, mostrou porque o Brasil se tornou prioridade ao mercado de luxo mundial, temos 10 anos de mercado sustentável neste setor. A crise atingiu este mercado também, mas assim como no Brasil esse impacto foi menor. Enquanto, de uma forma geral o mundo tenta se recuperar, aqui no Brasil para a maioria dos empresários isso já é passado, por isso atrai mais investimentos em varias áreas neste setor.

O Brasil está em pauta de várias discussões das grandes empresas internacionais. A curto prazo o mercado brasileiro é restrito, mas a longo prazo promete grande crescimento. O maior empecilho são as altas cagas tributárias deste país. Muitos brasileiros fazem viagens de consumo e não de cultura, como para cada 10 calças Diesel, nove foram compradas no exterior e apenas uma aqui.

Outra questão é o tamanho do território brasileiro, pois não temos idéia do tamanho deste mercado de luxo no país.

O exemplo disso é o surgimento de um shopping no Rio de janeiro, com 120 lojas, o SHOPPING VILLAGE MALL, valorizando a cidade para o mercado internacional. E em São Paulo, quem vem chamando atenção é o interior, por causa da expansão do agrobusiness. Também chama atenção, Brasília/DF, pela sociedade política, que já é o terceiro mercado do país.

O mercado de luxo não pensa em produtos ecológicos ou de sustentabilidade, o mercado de luxo é emocional. E para esse ano prevêem retomada aos patamares antes da crise.....

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